IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arminio: Nunca houve ideia de privatizar o Banco do Brasil

20/10/2014 18h01

O ex-presidente do Banco Central (BC) e indicado a Ministro da Fazenda pelo candidato Aécio Neves, Armínio Fraga, apontou que "não há e nunca houve a ideia de que vamos privatizar" o Banco do Brasil.

Arminio concede entrevista por videoconferência à Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Segundo o ex-presidente do BC, "nosso projeto é fortalecer BB, Caixa e todas as instituições".

Os pontos positivos para a gestão do banco, segundo ele, são meritocracia, gestão e governança. Os pontos negativos e que atrapalham são aparelhamento, politização e etc. "Não confundam politização com política pública. O banco tem sido responsável por aspectos importantes da política pública", disse.

"Se depender de nós o futuro do BB é brilhante, é competitivo, forte e bem capitalizado", disse.

Ainda de acordo com ele, o que for política pública tem que constar no Orçamento. "É melhor essa separação de função", disse, acrescentando que é importante que o banco tenha cobertura orçamentária para fazer o que ele faz de política social. A mesma avaliação serve para Caixa, disse Armínio.

Autonomia

O ex-presidente do Banco Central afirmou que a instituição é peça fundamental da defesa da moeda de um país.

Ainda de acordo com Arminio, a proposta de seu grupo político é dar autonomia para o BC, mas sem mexer na lei neste momento. "Mas o Aécio já deixou claro que poderia discutir esse assunto também", disse em entrevista por videoconferência à Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Segundo Arminio, o BC tem como missões adicionais tentar suavizar os ciclos econômicos e zelar pela estabilidade do sistema financeiro. "Não caímos na armadilha ultraliberal de que as coisas se resolver por si", disse.

Para Arminio, o BC precisa, junto com o restante da área econômica trabalhar para que o país tenha uma taxa de juros "normal". "Isso não acontece da noite para o dia, mas é factível. Tem que ter convicção na responsabilidade fiscal e as coisas no lado monetário também vão funcionando", disse. "Esse é um

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) promove nesta segunda-feira entrevista com representantes da área econômica de Aécio Neves e Dilma Rousseff. A entrevista com o representante da candidatura de Dilma, Alessandro Teixeira, está prevista para as 20 horas.