IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cardozo vê distorções em financiamento privado em campanhas

20/10/2014 15h31

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu categoricamente nesta segunda-feira a adoção de um sistema de financiamento público de campanhas eleitorais. Segundo ele, o modelo de financiamento privado "não resolve, leva a profundas distorções".

"Fui deputado e deixei de ser voluntariamente porque, naquela época, já anunciei aos meus eleitores que eu não disputaria mais eleições no modelo político atual. E estou absolutamente convencido que o financiamento público de campanha é a grande alternativa para o país", disse o ministro, em entrevista a jornalistas, após participar da 22ª Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro.

Momentos antes, em seu discurso no evento, Cardozo afirmou que "não é possível conviver com um sistema que, pelas formas de financiamento, gera corrupção estrutural".

Cardozo disse defender a definição de verbas orçamentárias próprias para o custeio da campanha eleitoral. "A democracia tem um custo. E a eleição faz parte da democracia. Não há nenhum problema de que o orçamento garantisse verbas para que a disputa eleitoral fosse feita. Daria mais transparência e isonomia", completou ele.