IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do comércio de SP volta a subir em setembro após sete quedas

20/10/2014 09h51

A confiança do comércio paulistano aumentou em setembro após sete meses consecutivos de queda, com os empresários mais otimistas quanto ao futuro. Mas o setor continua a avaliar como ruim a situação atual, de acordo com pesquisa mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 2,3%, de 98,3 pontos em agosto para 100,6 no mês passado, em uma escala que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). É a primeira alta des de janeiro, quando o indicador atingiu 119,44 pontos.

Na semana passada, a FecomercioSP já tinha informado que a intenção de consumo das famílias paulistas tinha subido em setembro (+1,4%) pela primeira vez em seis meses.

Entre os subíndices que compõem a confiança do comerciante, houve aumento de 5,4% no Índice de Expectativa, para 138,9 pontos, e alta de 0,8% no Índice de Investimento, que mostram perspectiva de melhora no cenário futuro. O Índice das Condições Atuais, contudo, 1,5% para 66,2 pontos, contra 67,2 registrados em agosto. Esse recuo é influenciado pela inflação, segundo a entidade.

"O pessimismo atual é reflexo de um cenário que tem acompanhado as constantes altas dos preços e o crédito mais caro", diz nota da FecomercioSP. Já a melhora da perspectiva para os próximos meses pode ser atribuída, segundo a entidade, à possibilidade de mudança na política econômica nacional, sinalizada durante as eleições.

Na análise por porte, as empresas com mais de 50 empregados já haviam revertido a tendência de queda em agosto, comportamento agora que também se repete para as empresas de menor porte. O comportamento, segundo a FecomercioSP, é comum na economia, com a confiança melhorando primeiro nas empresas maiores para, depois, atingir as menores. O indicador de confiança das empresas com mais de 50 empregados alcançou 122 pontos, alta de 9,5% em relação a agosto. No mesmo período, o das empresas com até 50 empregados cresceu 2,1% para 100,1 pontos. A FecomercioSP ouviu 600 empresários na capital.