IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa tem correção após ganhos e cai à espera de pesquisas

20/10/2014 10h51

O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira. O índice recuava 1,10% às 10h47, para 55.111 pontos. Vale lembrar que, em função do horário de verão no Brasil, as bolsas dos Estados Unidos só abrem às 11h30, o que atrasa o ingresso de estrangeiros no volume negociado e a influência desses investidores no mercado.

Na Europa, as bolsas caem, após a forte alta das ações na sexta-feira. O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) na Alemanha ficou estável no mês em setembro, como previsto. Já o superávit em conta corrente na zona do euro recuou para 18,9 bilhões de euros em agosto. As encomendas à indústria da Itália tiveram alta de 1,5% no mês em agosto.

Na Bovespa, na sexta-feira, o Ibovespa subiu 2,63%, aos 55.723 pontos, com volume de R$ 9,348 bilhões. Uma onda de especulação eleitoral atingiu o mercado nos cinco minutos finais do pregão, com a divulgação da pesquisa Sensus/IstoÉ ainda com o mercado aberto. Assim como na pesquisa da semana passada, o Sensus mostrou larga vantagem de Aécio Neves (PSDB) sobre Dilma Rousseff (PT), de 12,8 pontos percentuais. Porém, essa vantagem era ainda maior na pesquisa anterior, de 17,6 pontos.

"A Bovespa tem espaço para uma realização nesta segunda-feira, aguardando novas pesquisas eleitorais nesta última semana de segundo turno, considerando que a repercussão dos debates, cada vez mais repetitivos, já não influencia mais o mercado de bolsa", diz a corretora Planner em nota.

Os institutos Datafolha, Vox Populi e MDA divulgam pesquisas de intenção de votos para a Presidência da República nesta segunda-feira, conforme registros no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a corretora J. Safra, depois da forte queda de quinta-feira, o Ibovespa recuperou-se sobre a faixa de 54 mil pontos, mais precisamente 54.539 pontos, na sexta-feira, seguindo sem uma definição nos quadros gráficos mais curtos. Apesar da indefinição, a manutenção do suporte foi muito importante, pois segue na expectativa pela formação de um fundo ascendente (52.480 e 54.539). Portanto, superando 56.123 pontos, o mercado inicia uma recuperação no intraday e abre caminho para testar novamente a base superior da indefinição (congestão) de curto prazo em 58.545 pontos. No entanto, confirmando a perda da faixa de 54 mil pontos, o caminho estará aberto para 52.480 pontos.

A maior queda do dia é de Oi PN, que recua 8,80%. Petrobras PN cai 2% e a ON recua 1,59%.