IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Philips sai de lucro para prejuízo de 104 milhões de euros no 3º tri

20/10/2014 09h01

A fabricante de eletrônicos Royal Philips, da Holanda, enfrentou prejuízo líquido de 104 milhões de euros no terceiro trimestre, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pela empresa. No mesmo período do ano passado, o lucro havia sido de 282 milhões de euros. As cifras levam em conta a parcela atribuída a controladores.

A receita líquida teve leve queda de 0,9% de julho a setembro, para 5,55 bilhões de euros. Enquanto as vendas em mercados desenvolvidos seguiu enfraquecida, o crescimento em países emergentes não veio, comprometendo o desempenho do faturamento. Além disso, a companhia viu a demanda cair para aparelhos de saúde e na unidade de iluminação.

Apesar da receita menor, os custos não acompanharam. A linha do balanço subiu 15,4%, para 3,72 bilhões de euros, já comprometendo o resultado. Além disso, as despesas com vendas avançaram 2,6% e atingiram 1,28 bilhão de euros, mas com pesquisa e desenvolvimento foram cortadas em 11,4%, para 398 milhões de euros. O prejuízo veio já antes de impostos e juros, de 91 milhões de euros.

"Tentamos administrar as coisas em um 2014 desafiador, mas não estamos satisfeitos com nossa performance no terceiro trimestre", admitiu Frans van Houten, presidente da Philips. "Mercados importantes como China e Rússia se enfraqueceram e ainda enfrentamos um litígio sobre patentes", lembrou. Esse processo judicial refere-se à Masimo, que acusou a holandesa de usar sua tecnologia em equipamentos de saúde e ganhou a ação em primeira instância, com indenização de US$ 466 milhões.

Também piorou a situação do grupo entre julho e setembro o fato de a companhia ter pago 38 milhões de euros em impostos sobre o lucro, sendo que um ano antes havia lançado crédito fiscal de 110 milhões de euros.