IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de minério de ferro da Anglo American sobe 37% no 3º trimestre

23/10/2014 10h01

A Anglo American produziu 12,9 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre, revelou a companhia em seu relatório de produção. O volume ficou 37% maior do que o apresentado no mesmo período do ano passado.

Segundo a empresa, a redução de impurezas na mina de Sishen, na África do SUl, e melhorias implementadas no complexo minerário ajudaram a impulsionar o total extraído entre julho e setembro. Com a estabilização da atividade a partir de um novo modelo operacional iniciado em agosto, o grupo espera entregar produção mais previsível e sustentável.

Além disso, a companhia informou que segue o cronograma para iniciar as operações no projeto Minas-Rio. A mineradora disse que o embarque do primeiro minério de ferro está próximo e que no porto do Açu já iniciou a abertura de espaço para estocagem.

A aproximação da abertura dos negócios com o projeto brasileiro faz com que a meta de produção do minério no ano provavelmente fique próxima ao teto, disse a empresa. O total era esperado entre 44 milhões de toneladas e 46 milhões de toneladas, mas agora é projetado entre 45 milhões de toneladas e 46 milhões de toneladas.

O relatório também mostra que a Anglo American produziu 5,1 milhões de toneladas de carvão metalúrgico para exportação no trimestre, com aumento de 4%, enquanto o volume de carvão térmico caiu 4%, para 9 milhões de toneladas. A expectativa para 2014 foi de algo próximo a 20 milhões de toneladas total de carvão metalúrgico para até 21 milhões de toneladas. Para o carvão térmico a previsão não mudou.

O grupo também produziu 176,9 mil toneladas de cobre, queda de 15% em um ano, e 10,7 mil toneladas de níquel, avanço de 13%. No segmento de platina, a produção foi a 460 mil onças, forte recuo de 31%, por conta de greves dos trabalhadores na África do Sul.