IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção industrial sobe a 49,7 pontos em setembro, segundo a CNI

23/10/2014 12h06

Dados da "Sondagem Industrial" realizada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram um cenário menos desalentador no setor em setembro. A produção caiu, mas a um ritmo menor do que em agosto. O mesmo aconteceu com o emprego, com menos demissões que no mês anterior. Ao mesmo tempo, os estoques acima do desejado continuaram a crescer, mas um ritmo também menor.

De acordo com a sondagem, o índice de produção industrial atingiu 49,7 pontos em setembro, ante 48,2 pontos em agosto. O indicador varia de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 representam queda na produção em relação ao mês anterior. Em setembro do ano passado, esse índice ficou em 50,3 pontos.

Já o indicador de nível de emprego na indústria foi de 46,8 pontos no último mês, ante 46 pontos em agosto. Dessa forma, o emprego no setor caiu menos em setembro do que em agosto, já que ambos estão abaixo dos 50 pontos.

O porcentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu em 72% no mês passado. Já em relação a setembro de 2013, a UCI caiu já que ela estava em 74% no nono mês de 2013.

O indicador relativo à utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou setembro em 42,5 pontos, frente a 41,5 pontos em agosto. Ou seja, a diferença entre a utilização da UCO em relação ao usual foi menor em setembro do que em agosto.

Os estoques, por sua vez, tiveram uma diminuição na mesma comparação, de acordo com a CNI. O índice de evolução de mercadorias estocadas acusou 50,2 pontos no último mês, o que representa uma estabilidade, já que o indicador está próximo dos 50 pontos. Em agosto, esse indicador foi de 50,4.

Dessa maneira, a CNI considerou que a "produção industrial ficou estável em setembro" enquanto "o excesso de estoques e a ociosidade diminuíram".

Esse resultado se refletiu no indicador que mede os estoques efetivos em relação aos planejados pelos industriais. O indicador de estoques efetivos/usuais foi de 51,3 pontos no último mês, ante 52,2 pontos em agosto.

A pesquisa da CNI foi feita com 2.112 mil empresas de todo o país entre os dias 1° e 10 de outubro.

Situação financeira

A situação financeira da indústria continuou ruim no terceiro trimestre, mas em menor grau que o apurado no segundo trimestre deste ano, de acordo com a sondagem da CNI

O indicador de situação financeira medido pela entidade recuperou parte da queda sofrida no segundo trimestre ao sair de 44,6 pontos entre abril e junho para 45,9 pontos entre julho e setembro. Resultados abaixo da linha de 50 pontos indicam situação financeira ruim. Mesmo assim, o indicador ainda não voltou ao nível dos primeiros três meses do ano, quando apontou 47,2 pontos.

Já o índice relativo ao lucro operacional saiu de 39,3 pontos entre abril e maio deste ano para 41 ,2 pontos no terceiro trimestre, o que a CNI considera "uma margem de lucro menos insatisfatória".

O acesso ao crédito também piorou menos no terceiro trimestre deste ano. O indicador passou de 44,6 pontos no segundo trimestre de 2014 para 45,9 pontos terceiro trimestre deste ano.

Já o indicador do preço de matérias-primas indicou um novo aumento dos preços. O índice saiu de 58,9 pontos no segundo trimestre deste ano para 61,6 pontos no terceiro.