IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trigo gaúcho é colhido com qualidade ruim devido a chuvas

23/10/2014 17h51

Em boletim divulgado há pouco, a Emater informou que o trigo colhido até o momento no Rio Grande do Sul tem apresentado qualidade ruim devido à incidência de chuvas. Em muitos casos, o cereal não consegue nem ser classificado como trigo e, por causa de muitas infestações de fungos, não está sendo aceito sequer no mercado de rações.

Até o momento, a colheita do trigo gaúcho atingiu 13% da área plantada e ainda 41% da área já está madura e pronta para ser colhida. Conforme a Conab, a área plantada no Estado neste ano foi de 1,140 milhão de hectares, um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior.

"As lavouras já colhidas têm apresentado baixa produtividade, e a qualidade do grão deixa muito a desejar, pois o "pH" não atinge o patamar necessário para ser classificado como trigo". Em muitos casos, conforme o boletim da Emater, os agricultores estão entregando triguilho.

"As cooperativas e cerealistas estão começando a recusar produto da atual safra, uma vez que os estoques de safras anteriores ainda estão altos e a qualidade dos grãos da nova safra não é boa", relatou a Emater em boletim.

Outro fato que vem dificultando a comercialização é que indústrias de ração não têm aceitado o produto devido ao alto teor de micotoxinas, resultante das altas infestações de doenças fúngicas causadas pelo excesso de umidade. "Em praticamente todos os municípios produtores de trigo os agricultores estão solicitando o seguro Proagro, através das comunicações de perdas", conforme a Emater.