IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Valdemar Costa Neto pede ao STF para cumprir resto da pena em casa

23/10/2014 16h56

O ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a sete anos e dez meses de prisão no processo do mensalão, entrou ontem com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para cumprir o resto de sua pena em casa.

Valdemar está preso em Brasília desde dezembro do ano passado, depois de ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além de estudar na prisão, ele obteve autorização judicial para trabalhar como gerente de um restaurante industrial, o que possibilitou o desconto de 155 dias da pena, segundo a Vara de Execuções Penais.

O pedido de progressão do regime semiaberto para o aberto será analisado pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, relator da execução das penas do mensalão. O Código de Processo Penal permite a progressão de regime depois do cumprimento de um sexto da pena, se o preso tiver bom comportamento.

Na segunda-feira o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, também condenado no mensalão, também pediu a progressão de regime, para cumprir o restante da pena em casa. Outros quatro apenados no processo já obtiveram o benefício: o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, o ex-deputado Bispo Rodrigues e o ex-tesoureiro do antigo PL (atual PR) Jacinto Lamas.