IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa tem dia de recuperação e sobe com Petrobras

24/10/2014 11h46

O Ibovespa melhorou o sinal pouco antes da abertura de Nova York. O índice subia 1,22%, para 51.330 pontos. Petrobras PN dispara 4,54% e Petrobras ON avança 3,85%. "Na quinta-feira, tanto a pesquisa Ibope quanto a Datafolha saíram no fechamento da bolsa e deu tempo de ajustar. Muitos papéis bateram mínimas na reta final", diz Bruno Gonçalves, chefe de análise da Alpes/Win Corretora. Segundo ele, a movimentação do dia tem uma boa dose de correção, mas há rumores dos mais variados no último pregão antes das eleições.

Ainda pela manhã, a Guide Investimentos reforçava essa expectativa e previa um pregão de muita volatilidade. As pesquisas Ibope e Datafolha, divulgadas na quinta-feira, indicam vitória da petista, que abriu uma vantagem para o tucano fora da margem de erro. No Datafolha, considerando apenas os votos válidos, está 53% a 47%, e pelo Ibope, ainda mais, 54% a 46%. É uma diferença de oito pontos percentuais, equivalente a mais de 8 milhões de eleitores - quase todo o número de votos válidos computados no primeiro turno, no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país.

Do lado que é positivo para o mercado contribuem reportagem divulgada pela revista Veja e a pesquisa do instituto. Operadores também falam em sondagens dando vantagem a Aécio sobre Dilma.

A pesquisa Sensus para a Presidência mostrou Aécio com 54,6% dos votos e Dilma com 45,4%. As mesas de operação repassam entre si reportagem de capa da revista Veja dizendo que, segundo o doleiro Alberto Youssef, Lula e Dilma tinham conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras.