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Índice de confiança do consumidor atinge menor nível desde 2009

24/10/2014 08h31

Depois de subir 0,7% em setembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) voltou a recuar - 1,5% - em outubro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador cedeu de 103 para 101,5 pontos, menor nível desde abril de 2009. Houve piora da satisfação com a situação presente e das expectativas em relação aos meses seguintes.

"Com o resultado de outubro, o índice retoma a trajetória declinante iniciada em novembro do ano passado - que havia sido temporariamente interrompida em julho. A preocupação com o mercado de trabalho e a inflação ainda parecem ser dominantes nas avaliações dos consumidores.", afirma, em nota, Viviane Seda, coordenadora da pesquisa da FGV/Ibre.

A principal influência para a queda da confiança do consumidor neste mês foi a avaliação negativa dos consumidores em relação à situação financeira da família. O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com as finanças pessoais recuou 2,3% em relação a setembro e 3,4% no trimestre, atingindo 104,3 pontos, o pior nível desde julho de 2009 (102,4).

A proporção de consumidores que avaliam a situação atual como boa diminuiu de 20,7% para 19,2%, enquanto a dos que a julgam ruim aumentou de 13,9% para 14,9%. O Índice da Situação Atual (ISA), que resume as avaliações sobre o presente, caiu 2,9%, para 101,8 pontos, o menor desde abril de 2009 (98,3).

Com relação às perspectivas futuras, o ânimo dos consumidores em relação à compra de bens duráveis voltou a cair, após um breve ensaio de recuperação em setembro.

O indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis nos seis meses seguintes recuou 3,6% para 81,1 pontos, menor nível desde fevereiro de 2012 (80,5 pontos).

A parcela de consumidores projetando maiores gastos diminuiu de 14,3% para 14,1%; a dos que preveem menores gastos avançou de 30,2% para 33,0%. O Índice de Expectativas (IE) recuou 0,6%, passando a 101,6 pontos, mantendo, contudo, uma tendência positiva no indicador de médias móveis trimestrais.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor da FGV é feita com base em uma amostra com cerca de 2.100 domicílios em sete das principais capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Sa lvador e Brasília.

A coleta de dados para esta edição foi realizada entre os dias 1º e 21 de outubro.