IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inclinação da curva de juros volta a ficar positiva

27/10/2014 10h31

Os juros futuros operam em alta nesta segunda-feira, mas já se afastaram das máximas registradas logo na abertura. De todo modo, a chamada inclinação da curva a termo - considerada um importante termômetro da percepção de risco dos investidores - já mudou sua configuração e voltou a ficar positiva, após semanas registrando sinal negativo. A diferença entre o DI janeiro/2017 e o DI janeiro/2021 às 10h12 era de 0,08 ponto. Na sexta-feira, esse degrau era de -0,33 ponto.

O que chama a atenção, entretanto, é o baixo volume de negócios, o que indica que agentes operam com cautela e sem um forte ímpeto de zerar posições a qualquer preço. Em parte, isso se deve ao fato de o mercado ter antecipado, em grande medida, a reeleição de Dilma Rousseff. Mas também porque agentes esperam a abertura dos negócios em Wall Street, quando será possível observar a postura a ser adotada pelos estrangeiros, aqueles que estão bastante alavancados em Brasil.

Embora a reeleição de Dilma seja apontada por analistas como fonte de incerteza e, portanto, de mau humor, muitos agentes entendem que o estrangeiro pode aproveitar este momento para ampliar sua exposição e aplicar em taxas altas. "Tem sido assim recentemente. Quando o mercado piora, o investidor estrangeiro entra aplicando para aproveitar a diferença entre as taxas, o ?carry trade?", diz um operador.

Às 10h23, contratos de DI para janeiro de 2021 eram negociados a 12,45%, depois de bater a máxima de 12,53%. Contratos de DI para janeiro de 2017 subiam a 12,35%, mas chegaram a alcançar 12,60% .