IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mantega: Nosso desafio é retomar o ciclo de expansão econômica em 2015

27/10/2014 15h11

Em sua primeira coletiva após o resultado das eleições, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu mobilização de todos os agentes econômicos para que a economia brasileira possa entrar em novo ciclo de crescimento.

"Temos o desafio de retomar o ciclo de expansão da economia brasileira em 2015 e isto só será possível se tiver a plena mobilização da economia, se todos os atores e setores estiverem mobilizados nesta direção", disse.

Segundo Mantega, será preciso mobilizar os trabalhadores, os empresários do setor produtivo e financeiro, e o governo, "para entrarmos no novo ciclo de expansão da economia brasileira".

Mantega reconheceu que há "grandes desafios pela frente" e que trabalha com cenários adversos, pois a economia mundial não melhorou o quanto deveria, "mas vai melhorar".

Antes disso, Mantega também tinha falado da necessidade de fortalecer o compromisso fiscal, estimular os investimentos, fortalecer as empresas e estimular o mercado de capitais. "Temos de manter o sistema financeiro sólido porque é ele que financia a expansão da economia e do consumo".

Mantega voltou a falar sobre a necessidade de mobilização durante a breve seção de perguntas e respostas. Respondendo a pergunta sobre o que o governo vai fazer nos próximos dois meses, Mantega disse que não anunciaria nada neste momento, mas que serão "dois meses de trabalho intenso para que possamos fortalecer os fundamentos e criar as condições para que as empresas e trabalhadores se mobilizem para o crescimento maior da economia e entrar em um novo ciclo de expansão".