IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Copom surpreende e eleva a Selic para 11,25% ao ano

29/10/2014 20h41

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para 11,25% ao ano. A decisão não foi unânime e ficou fora do consenso de mercado que estimava manutenção em 11% ao ano.

O comunicado apresentado após a decisão aponta que a ação busca garantir um custo menor para que prevaleça um cenário mais benigno para a inflação em 2015 e 2016. Segundo o Copom, entre outros fatores, a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável.

A taxa estava em 11% desde abril, quando o colegiado presidido por Alexandre Tombini fez o que agora pode ser considerada uma pausa no ciclo de alta iniciado em março de 2013, quando a Selic estava na mínima histórica de 7,25%.

Tal patamar para a taxa básica é o maior desde outubro de 2011, quanto estava em 11,50%. E a última vez que o Copom teve uma decisão dividida foi em abril de 2013, justamente início do ciclo de alta.

Desde julho o BC acenava o comprometimento com a manutenção das condições monetárias, quando falou "que, mantidas as condições monetárias - isto é, levando em conta estratégia que não contempla redução do instrumento de política monetária - tende a entrar em trajetória de convergência para a meta nos trimestres finais do horizonte de projeção". Mensagem repetida na ata de setembro e no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do terceiro trimestre.

O tom ficou um pouco mais forte, no entanto, em entrevista dada pelo diretor de Política Econômica, Carlos Hamilton, na apresentação do RTI no fim de setembro, quanto ele foi explícito ao falar que o BC tinha duas opções, manutenção ou alta de juros a depender do cenário.

Essa postura foi reforçada pelo presidente Alexandre Tombini, que falou no começo do mês em Washington, que o BC não será complacente com a inflação, apesar dos preços sob controle. "Se preciso for, e no momento certo, caso seja necessário, nós estaremos prontos para agir para combater a inflação no Brasil", disse.

Veja a íntegra do comunicado:

"O Copom decidiu elevar a taxa Selic para 11,25% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e três votos pela manutenção da taxa Selic em 11,00% a.a.

Para o Comitê, desde sua última reunião, entre outros fatores, a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável. À vista disso, o Comitê considerou oportuno ajustar as condições monetárias de modo a garantir, a um custo menor, a prevalência de um cenário mais benigno para a inflação em 2015 e 2016.

Votaram pela elevação da taxa Selic para 11,25% a.a. os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo e Sidnei Corrêa Marques. Votaram pela manutenção da taxa Selic em 11,00% a.a. os seguintes membros do Comitê: Altamir Lopes, Luiz Awazu Pereira da Silva e Luiz Edson Feltrim".