IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OMC: Azevêdo destaca importância do acordo de compras governamentais

29/10/2014 14h46

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou nesta quarta-feira que mais dois países, Nova Zelândia e Montenegro, aderiram ao Acordo Plurilateral de Compras Governamentais, do qual o Brasil não participa.

O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, declarou que a participação nesse acordo significa acesso, para companhias dos países participantes, a oportunidades de negócios de US$ 1,7 trilhão em compras feitas pelos governos.

Para Azevêdo, essas oportunidades são especialmente importantes em um período de fraco crescimento econômico mundial.

"Além do possível ganho de exportação, a participação no acordo também significa que os governos da Nova Zelândia e de Montenegro podem se beneficiar de maior concorrência em suas próprias compras e, assim, de preços mais baixos e de mais ampla seleção de produtos e servicos", disse o diretor-geral da OMC.

Segundo a organização, as compras governamentais representam de 15% a 20% do PIB nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Somente uma parte é coberta atualmente pelo Acordo de Compras Governamentais, que possui 43 participantes, incluindo os 28 da União Europeia. Outros países negociam adesão ao acordo, como China, Ucrânia, Albânia, Geórgia, Jordânia, Moldova e Omã.