IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Statoil sai de lucro para prejuízo de US$ 730,9 milhões no 3º tri

29/10/2014 08h46

A Statoil, estatal de petróleo da Noruega, amargou prejuízo líquido atribuído a controladores de 4, 7 bilhões de coroas no terceiro trimestre, ou cerca de US$ 730,9 milhões. No mesmo período do ano passado, a companhia havia registrado lucro de 14,3 bilhões de coroas.

Balanço publicado nesta quarta-feira mostra que a receita líquida da empresa recuou 8,8% na comparação anual, para 147,4 bilhões de coroas. O resultado operacional foi de 17 bilhões de coroas, com forte recuo de 56,7%

De acordo com a companhia, os resultados trimestrais foram prejudicados pelos menores preços de petróleo e gás e pela decisão da empresa de segurar as vendas de gás para aumentar valor.

O prejuízo reflete baixas contábeis de 13,5 bilhões de coroas, relacionadas à diminuição de um ativo no Canadá, desencadeada pelo adiamento do desenvolvimento do campo, bem como por depreciação de ativos no Golfo do México e em Angola.

A produção de petróleo e gás da norueguesa foi de 1,829 milhão de barris por dia no terceiro trimestre, queda de 1%. O nível foi similar ao apresentado no ano passado, apesar do declínio natural esperado e redução de participação com desinvestimentos. Maior eficiência na produção contribuiu positivamente no período.

A estimativa de produção para o ano foi reiterada, apesar de uma escolha da empresa de produzir menos gás durante o verão.