IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Atividade na indústria paulista fica estável no trimestre, diz Fiesp

30/10/2014 17h36

A atividade na indústria paulista ficou estagnada em setembro, de acordo com o Indicador de Nível de Atividade (INA) divulgado hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O índice subiu 0,1% no período, na série com ajuste, quando comparado a agosto. No trimestre, o INA também se manteve ligeiramente estável, com retração de 0,1%.

Embora o conjunto de variáveis que compõe o INA tenha apresentado taxas negativas no mês passado, a Fiesp destaca, em nota, que o ligeiro avanço em relação a agosto foi impulsionado pela incorporação da expectativa de alta de 0,5% da produção paulista feita pela federação. "A nossa projeção da PIM-SP, a despeito da taxa ruim das outras variáveis, acabou prevalecendo para estabelecer uma variação positiva", destacou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini.

Para o ano, a Fiesp espera queda de 5% da produção da indústria paulista. "Pequenas altas ainda não configuram um processo de recuperação. Queiramos ou não, o panorama de 2014 já está fechado, ou seja, vai ser um ano ruim para a economia brasileira e ruim para a indústria brasileira", reitera.

Apesar da projeção de retração no ano e o avanço modesto no último mês, o diretor do Depecon destacou que a alta de setembro é "elemento essencial" para que o setor inicie um processo de recuperação. Entretanto, destaca que ainda "não é o momento de fazer comemoração".

A atividade nas fábricas em São Paulo acumulou queda de 5,2% em 12 meses. A variação, sem ajuste sazonal, é próxima à projeção de queda de 5% para o índice no final do ano, segundo a Fiesp.

O destaque negativo na composição do índice do mês foi a variável Total de Vendas Reais, que caiu 0,4% frente a agosto. As Horas Trabalhadas na Produção caíram 0,1%, enquanto o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) registrou perdas de 0,2% ponto percentual para 79,5%.

Projeção

A percepção geral dos empresários diante do cenário econômico, medida pelo Sensor Fiesp, mostrou estabilidade este mês, a 48,5 pontos em outubro contra 48,6 pontos em setembro. A variável mercado caiu para 50,2 pontos no mês corrente contra 52 pontos no mês anterior. Já a variável investimento subiu para 50,5 pontos em outubro ante 49,2 pontos em setembro.

A percepção quanto ao item emprego também se mostrou estável, em 45,2 pontos em outubro ante 44,7 pontos em setembro. A variável vendas apresentou ligeira queda, com 50,7 pontos contra 52 pontos no mês anterior. De acordo com o levantamento, a percepção quanto ao componente estoque ficou em 45,7 pontos em outubro ante 44,9 pontos em setembro.