Concorrência de smartphones faz lucro da Samsumg cair 49% no 3º tri
Afetado pela concorrência de fabricantes chinesas de smartphones, o conglomerado sul-coreano Samsung encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de 4,22 trilhões de wons (US$ 4 bilhões), 48,8% inferior a igual período de 2013.
A receita líquida recuou 19,7%, na comparação com um ano antes, para 47,45 trilhões de wons. A maior queda veio da divisão de tecnologia da informação (TI) e comunicação móvel, que inclui serviços de infraestrutura de rede e a fabricação de aparelhos celulares. Houve recuo de 48,8%, para 24,58 trilhões de wons.
Na divisão de bens eletrônicos de consumo ? engloba televisores de tela plana e soluções de impressão ? o faturamento caiu 3,7% no trimestre, em bases anuais, para 11,6 trilhões de won. Em soluções para dispositivos ? negócio de memória e processamento ? a receita diminuiu 9,9%, para 16,29 trilhões de wons.
O lucro operacional da divisão de TI e comunicação móvel diminuiu 74%, para 1,75 trilhões de wons, o menor patamar desde o segundo trimestre de 2011. A divisão de soluções para dispositivos foi o maior contribuidor para o l ucro operacional pela primeira vez em três anos, respondendo por 56% do total, ou 2,33 trilhões de wons.
Em toda a companhia, o lucro operacional caiu 60%, passando de 10,16 trilhões de wons no terceiro trimestre de 2013 para 4,06 trilhões de wons em igual período deste ano.
A Samsung alertou que a incerteza permanece no quarto trimestre, pois terá de elevar os gastos com propaganda para conter o efeito dos lançamentos de smartphones por concorrentes neste fim de ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.