IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras impulsiona Ibovespa; ações da Vale despencam

30/10/2014 10h31

O Ibovespa subia 1,26% às 10h26, para 51.690 pontos, claramente impulsionado pelas ações do "kit eleições", composto por ações de bancos e de estatais. Petrobras lidera os ganhos do índice, com altas de 4,14% (PN) e de 4,07% (ON).

Segundo a jornalista Claudia Safatle, do Valor, outra decisão importante, cercada de expectativa, deve sair nesta sexta-feira, para quando está marcada reunião do conselho de administração da Petrobras para definir o reajuste dos combustíveis. Com a queda dos preços internacionais do petróleo, a expectativa é que o aumento seja modesto, entre 4% e 5%.

A lista segue com Bradesco PN (3,70%), Itaú PN (3,30%), Bradesco PN (3,70%), Itausa PN (3,37%), Banco do Brasil ON (3,73%) e BM&FBovespa (1,90%).

A decisão surpreendente do Comitê de Política Monetária (Copom) de subir a Selic em 0,25 ponto, para 11,25%, guia as compras na Bovespa. Normalmente, aumento de juros são vistos negativamente pelos investidores em ações, ao deixar a renda fixa mais atrativa que a variável. Mas a decisão do Copom foi vista como uma das medidas necessárias para corrigir os rumos da economia, que o mercado vinha cobrando da presidente Dilma Rousseff.

O economista-chefe do Deutsche Bank, José Carlos Faria, acredita que a elevação de juros pelo Copom foi um ajuste muito mais rápido do que o esperado e diz, em relatório, que a notícia é positiva para o sentimento do mercado, já que sinaliza fortemente austeridade, e pode contribuir para reduzir o tamanho total do ciclo de aperto. Segundo ele, os participantes do mercado vão agora voltar suas atenções à ata do Copom, a ser divulgada na próxima quinta-feira.

Do lado oposto, Vale PNA leva um tombo após a divulgação de seu balanço do terceiro trimestre do ano. A ação PNA despenca e cai 4%. O prejuízo da empresa ficou em linha com o pior cenário projetado por analistas.