IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pesquisa aponta melhora da satisfação dos passageiros com aeroportos

31/10/2014 16h41

A satisfação dos passageiros com os aeroportos brasileiros aumentou no terceiro trimestre de 2014. De acordo com a nova versão do relatório de desempenho operacional dos aeroportos, publicada nesta sexta-feira pela Secretaria de Aviação Civil, 74% dos usuários consideram os terminais "bons" ou "muito bons".

No mesmo período do ano passado, a aprovação era de 68%. Ao todo, 47 indicadores são avaliados na pesquisa, como tempo de espera em filas da aduana e da imigração, limpeza e conforto dos terminais, quantidade de assentos e de banheiros. Apenas 5% dos 19.774 passageiros ouvidos fizeram uma avaliação "ruim" ou "muito ruim" dos aeroportos.

Numa escala que vai de 1 a 5, a "satisfação geral" dos usuários com os aeroportos subiu de 3,82 para 3,9 entre o terceiro trimestre de 2013 e igual período de 2014, considerando a média dos 15 terminais analisados. Sete deles já alcançaram a meta da Secretaria de Aviação Civil, estipulada junto com os operadores aeroportuários, de manter essa nota acima de 4. O mais bem avaliado é Recife, gerido pela Infraero; o pior, na opinião dos passageiros, é o aeroporto de Guarulhos, administrado pela GRU Airport, concessionária que é controlada pela Invepar.

Para o governo, a melhoria da avaliação reflete a entrega de obras de ampliação e modernização de terminais para a Copa do Mundo. Pela ordem, o ranking ? com as notas de satisfação geral ? é o seguinte: Recife (4,24), Brasília (4,20), Curitiba (4,19), Campinas (4,17), Porto Alegre (4,15), Fortaleza (4,15), Congonhas (4,09), Santos Dumont (3,97), Salvador (3,96), Manaus (3,80), Galeão (3,79), Natal (3,79), Confins (3,71), Cuiabá (3,64) e Guarulhos (3,46).