IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CNI mantém previsão de crescimento de 0,3% do PIB deste ano

03/11/2014 19h01

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) deve manter a previsão de 0,3% de crescimento da economia brasileira neste ano, mesmo com redução feita hoje pelo Boletim Focus, do Banco Central. Essa estimativa considera uma retração da indústria de 2,2%.

"Os últimos dados não foram tão positivos para uma reversão [no caso da indústria]. Não creio que tenha alguma alteração [nas previsões]. Não se aprofundou o quadro de queda e nem houve recuperação", disse o gerente-executivo da CNI, Flávio Castelo Branco.

O Boletim Focus, levantamento semanal feito pelo Banco Central (BC) com economistas e consultores de mercado, fez uma nova revisão da estimativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A estimativa de crescimento da economia caiu de 0,27% para 0,24%.

Questionado sobre o período pós-eleitoral, Castelo Branco contou que ainda não foram colhidas novas informações sobre, por exemplo, a confiança do empresário. As últimas pesquisas da CNI sofre confiança mostram que os industriais estão pessimistas e descontentes em relação à situação atual.

Para o gerente-executivo, uma sinalização importante para o mercado e setor produtivo será o anúncio do nome do novo ministro da Fazenda, que substituirá o atual, Guido Mantega. "A economia vai reagindo a indicações e sinalizações", comentou. "Há expectativa grande [sobre quem será o novo ministro da Fazenda]", comentou.

Ele ressaltou ainda que ajustes nas contas públicas serão necessários para reduzir a pressão por aumento das taxas de juros pelo Banco Central (BC) para conter a inflação alta. "Os indicadores de inflação mostram preocupação, causa problemas e desconforto e termina impactando a demanda das famílias", explicou destacando que não vê no curto prazo uma retomada da atividade produtiva.