IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa devolve parte dos ganhos de sexta-feira, segue exterior e cai

03/11/2014 12h06

O Ibovespa tem um dia de correção, após a forte alta de sexta-feira, de 4,38%. A queda era de 1,90% às 11h57, para 53.588 pontos, e também seguia as perdas na Europa, após dados econômicos fracos. Números da China pressionam as commodities, o que afeta ações no Brasil.

"É a primeira segunda-feira sem eleições. Ainda há um resquício, que é a expectativa pela escolha do Ministro da Fazenda", diz um operador. "O mercado vai ficar mais ligado ao cenário economico global daqui para a frente", diz esse profissional.

"O mercado passa por correção, sustentada pela queda no preço do minério de ferro e pela ausência de elevação no preço dos combustíveis", diz um outro operador. "Ou seja, o que se esperava para a sexta-feira não aconteceu", afirma. O minério de ferro caiu 0,90%, para US$ 77,50, afirma esse profissional.

As ações da Petrobras, depois de forte alta na expectativa de anúncio de reajuste de combustíveis, caem um pouco mais que o índice. A perda das PN era de 2,23% e a das ON, de 2,27%.

Na sexta-feira, a reunião do conselho de administração da companhia foi interrompida e adiada para esta sexta-feira. Segundo apurou a repórter Cláudia Schüffner, do Valor, o problema que emperrou a reunião está ligado à auditoria da PwC, responsável pelos balanços da Petrobras. O balanço da companhia, cuja divulgação era esperada para o último dia útil de outubro, agora sairá até 14 de novembro, um dia antes do prazo legal.

O PMI industrial chinês (Índice dos Gerentes de Compras, na sigla em inglês) traz pressão negativa sobre papéis ligados à demanda do país. Vale PNA cai 0,97%. O PMI caiu para 50,8 em outubro, de 51,1 em setembro, segundo dados divulgados no sábado à noite. De acordo com pesquisa do "The Wall Street Journal", o mercado esperava algo em torno de 51,1.

Do outro lado, Oi PN dispara e sobe 8,46%, após a confirmação da oferta da Altice pela Portugal Telecom.