IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tráfego aéreo internacional de passageiros cresce 5,3% em setembro

04/11/2014 12h26

A demanda no transporte aéreo medida em passageiros quilômetros transportados (RPK) cresceu 5,3% em setembro ante igual mês de 2013, informou nesta terça-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), entidade que representa 240 companhias de aviação comercial no mundo e 84% do tráfego nesse modal no planeta.

A oferta apurada em assentos quilômetros disponíveis (ASK) avançou 5,1% na mesma base de comparação. A taxa de ocupação fechou setembro em 80,3%, 0,2 ponto percentual acima da taxa de um ano antes.

No acumulado do ano, o transporte aéreo de passageiros registra aumento de 5,9% para a demanda e de 5,7% para a oferta. "No geral, a demanda por viagens de passageiros está crescendo em linha com as expectativas. Vimos, no entanto, algumas mudanças na força de algumas fontes de expansão em setembro. O fortalecimento das economias dos Estados Unidos e da Ásia foi atenuado pela fraqueza na Europa e na América Latina", disse presidente da Iata, Tony Tyler.

Entre os mercados regionais, a Índia teve em setembro o maior crescimento de demanda, com avanço de 26,3%. A China aparece em seguida, com 8,6% de aumento. O Brasil elevou em 4% a demanda, segundo a Iata.

O presidente da entidade disse que, apesar da retomada da atividade econômica no mundo e da queda do preço do petróleo, o ambiente do transporte aéreo de passageiros ainda é desafiador para o setor. "Ainda há muitos riscos, incluindo o enfraquecimento de economias importantes como a europeia e a brasileira, além da ameaça do Ebola em termos de impacto na confiança das pessoas em utilizar o transporte aéreo", citou o executivo.

A Iata projeta para 2014 que as empresas vão registrar um lucro líquido somado de US$ 18 bilhões, uma receita de US$ 746 bilhões e uma margem líquida de lucro de 2,4%.