IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil precisa de estratégia para lidar com expectativas, diz Gaspar

07/11/2014 17h36

Como uma economia em transformação, o Brasil tem uma série de desafios a enfrentar na área fiscal, mas primeiro é preciso que o governo anuncie sua estratégia para apontar o que pode ser feito. A avaliação foi feita nesta sexta-feira pelo diretor do departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI), Vitor Gaspar. Gaspar participou nesta manhã do primeiro Encontro de Política Fiscal da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, promovido pela FGV Projetos.

"Não seria apropriado comentar os planos de autoridades antes que as autoridades os apresentem", disse o economista do FMI. No entanto, afirmou, o Brasil precisa enfrentar um importante número de desafios estruturais, como qualquer país em transição, e as políticas públicas precisam facilitar esse processo.

Em primeiro lugar, Gaspar citou a necessidade de definir estratégias de médio prazo para lidar com as expectativas desancoradas em relação à política fiscal. "As expectativas são peça-chave para garantir credibilidade a qualquer ajuste fiscal que o Brasil faça", mencionou.

O governo, segundo o economista, também precisa pensar em como controlar a trajetória dos gastos públicos, simplificar o sistema tributário e, ainda, imprimir maior transparência às contas públicas. "O desafio da transparência se aplica a todo mundo e também ao Brasil", avaliou Gaspar.