IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reclamações contra bancos têm queda de 10,5% em outubro, aponta BC

17/11/2014 12h51

O Banco Central (BC) registrou 2.660 reclamações contra bancos e financeiras em outubro, com baixa de 10,5% sobre setembro, conforme ranking de reclamações divulgado nesta segunda-feira pela autoridade monetária. Liderando o ranking de reclamações está, novamente, o banco BMG, com 146 reclamações procedentes para 2,2 milhões de clientes.

O HSBC saiu da quinta para a segunda posição, resultado de 122 queixas procedentes para 10,023 milhões de clientes. O Santander caiu da segunda para a terceira posição, com 355 reclamações reguladas procedentes para um total de 31,1 milhões de clientes.

O Banrisul segue na quarta colocação e encerrando a lista dos cinco primeiros colocados está a Caixa Econômica Federal. Na sequência aparecem Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Votorantim, Mercantil do Brasil e Banco do Nordeste.

Para chegar ao índice que define a posição no ranking de reclamações, o BC considera o número de reclamações procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicado por um milhão.

Desde julho, a autoridade monetária promoveu alterações no ranking de instituições reclamadas, passando a considerar também as financeiras. O volume de reclamações considera apenas aquelas tidas como procedentes, ou seja, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Para construir o ranking, o BC divide os bancos em dois grandes grupos, os que têm mais de dois milhões de clientes e os com menos de dois milhões. São considerados clientes aqueles com depósitos (contas correntes e poupança) cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e outros tipos de depósito não cobertos.

Tipos de reclamações

No ranking geral pelo tipo de reclamações, a que parece em primeiro lugar no mês são as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, com 318 ocorrências.

No segundo lugar, com 302 registros, estão os "débitos em conta de depósito não autorizados pelos clientes". O terceiro lugar é ocupado por "restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado", com 211 queixas.

Colocando na conta reclamações que não ferem normas e as consideradas não reguladas (que ferem, por exemplo, normas fora da alçada do BC), o total de queixas sobe a 25.773 no mês passado. Em agosto, foram 23.870. Uma reclamação pode infringir mais de duas normas ao mesmo tempo.