IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Volatilidade marca abertura do Ibovespa

17/11/2014 10h56

O Ibovespa opera com volatilidade nesta manhã e já bateu mínima de -0,45% e máxima de +0,40%. Às 10h52, o índice subia 0,06%, para 51.805 pontos. Operadores comentam que há várias influências no pregão. Uma delas é o vencimento de opções sobre ações, que deixa os negócios mais instáveis.

Do lado positivo, o operador sênior da Guide Investimentos Fábio Galdino de Carvalho cita o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que mostrou crescimento da atividade de 0,4% em setembro, na série com ajuste sazonal, seguindo alta de 0,2% em agosto (dado revisado, anteriormente calculado em 0,27%). A variação mensal ficou acima da projeção média feita por 16 instituições consultadas pelo Valor Data, que sugeria alta de 0,1% para o indicador. O intervalo de projeções variava entre queda de 0,2% a avanço de 0,4%.

Além disso, as ações do Banco do Brasil lideram as altas do Ibovespa, com com valorização de 3%. O avanço foi puxado pelo anúncio de que o banco público está negociando com a Cielo uma parceria na gestão de transações de cartões de crédito e débito. Em fato relevante divulgado nesta segunda-feira, a Cielo afirmou que existem negociações com a BB Elo Cartões Participações S.A., subsidiária do BB, "com relação à gestão das transações oriundas das operações de cartões de crédito e débito".

O BB afirmou, também em fato relevante, que "tem estudado oportunidades e alternativas para o crescimento dos seus negócios de meios eletrônicos de pagamentos bem como o incremento de sua eficiência, e, nesse sentido, vem negociando com a Cielo". As ações da Cielo subiam 0,07%.

O analista da Clear Corretora Raphael Figueredo diz que o mercado parece querer se recuperar, depois de ter batido em pontos importantes, como o nível de 50.900 pontos, com "todas as chances para cair mais fortemente na semana passada, o que não ocorreu".

No exterior, pesa o PIB do Japão, que recuou 1,6% em base anualizada no terceiro trimestre, na segunda queda consecutiva do PIB do país, configurando uma recessão técnica. A expectativa dos analistas era de um crescimento de 2,25%. O resultado desfez parte do impacto positivo do plano anunciado no mês passado pelo Banco do Japão (BoJ) de expansão de seu programa de estímulo.

Petrobras segue no foco, com teleconferência com analistas às 11 horas para explicar os dados operacionais divulgados nesta segunda-feira e o adiamento da publicação de seus resultados. A empresa já informou, nesta manhã, que a produção de petróleo e gás no Brasil cresceu 9% no terceiro trimestre, ante igual período do ano passado. A produção de derivados nas refinarias cresceu 4%. As ações seguem com volatilidade. Abriram em queda, mas viraram e passaram a subir 0,09% (PN).

As ações da Eletrobras são destaque de baixa e lideram as perdas do Ibovespa (PNB com -6% e ON com -5,2%). A Eletrobras saiu de um resultado negativo de R$ 915,2 milhões no terceiro trimestre do ano passado para um prejuízo de R$ 2,74 bilhões em julho, agosto e setembro deste ano. Apesar de o balanço, divulgado na sexta-feira após o fechamento do mercado, ter registrado aumento de 8,4% na receita líquida da empresa, os custos avançaram em 48,1%.