IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Construção civil segue em contração em outubro, aponta CNI

21/11/2014 11h37

A atividade do setor da construção continuou em contração em outubro, embora ligeiramente menor, de acordo com a "Sondagem da Indústria da Construção Civil", divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com isso, o nível de atividade ficou mais próximo em relação ao usual. O setor também seguiu reduzindo o número de funcionários.

"O quadro negativo da indústria de construção permaneceu praticamente inalterado em outubro. O nível de atividade e o número de empregados do setor mantiveram o mesmo ritmo de queda de setembro", analisou a CNI no estudo.

O indicador relativo à atividade no setor foi de 42,7 pontos no último mês. Na pesquisa, os resultados variam de zero a cem pontos, sendo que resultados abaixo dos 50 pontos indicam retração da atividade em relação ao mês anterior.

A queda na atividade se desacelerou levemente, já que esse índice foi de 42,3 pontos em setembro. No mesmo mês de 2013, o indicador foi de 49 pontos.

Esse desempenho se reflete no número de empregados, cujo indicador também variou pouco entre setembro e outubro, ao passar de 43,1 pontos para 43 pontos. Em outubro de 2013, o indicador foi de 48 pontos.

Já a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) permaneceu em 67% pelo terceiro mês consecutivo. Em outubro do ano passado, esse percentual foi de 71%.

O índice de atividade em relação ao usual para o mês foi de 40,2 pontos em outubro deste ano, ante 38,8 pontos em setembro. Já em outubro de 2013, esse indicador foi de 45 pontos. Apesar do aumento, o índice mostra que a atividade do setor continua desaquecida. A melhora no mês deveu-se exclusivamente às empresas de grande porte, cujo índice aumentou de 36,4 para 40,5 pontos, informou a CNI. Os índices de pequenas e médias empresas se afastaram ainda mais da linha de 50 pontos em outubro.