IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bovespa opera de lado, com dados dos EUA e espera por equipe econômica

25/11/2014 16h14

O Ibovespa teve uma manhã positiva e uma tarde oscilante. O índice, às 15h56, operava estável, em 55.408 pontos. Segundo operadores, a pressão vem do índice de confiança do consumidor dos Estados Unidos, divulgado às 13 horas, e que caiu para 88,7 pontos em novembro, após ficar em 94,1 pontos em outubro. Economistas consultados pelo "The Wall Street Journal" esperavam que a leitura fosse para 96,5 pontos.

Mas, do lado positivo, também tem notícia dos Estados Unidos. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,9% no terceiro trimestre, às 11h30 (de Brasília). Além disso, o PIB da Alemanha ajudou a puxar as bolsas europeias. O PIB do país avançou 0,1% no terceiro trimestre ante o anterior, como previsto pelos analistas.

No Brasil, investidores seguem à espera da indicação oficial da nova equipe econômica, com a nomeação de Joaquim Levy para o ministério da Fazenda e de Nelson Barbosa para o Planejamento, além da permanência de Alexandre Tombini como presidente do Banco Central (BC).

Paulo Bittencourt, diretor técnico da Apogeo Investimentos, diz acreditar que, no nível atual, de 55 mil pontos, o Ibovespa está com preço justo na comparação com os fundamentos das empresas. Por isso, acredita em tendência de lateralidade do índice até o fim do ano. Mesmo que haja anúncio de medidas pelo governo federal, Bittencourt vê possibilidade de movimentações bruscas, mas apenas dos investidores que estão operando no curtíssimo prazo. "Os grandes alocadores locais estão fora desses movimentos de bolsa", diz o gestor. "A alocação estrutural vai esperar mais para se movimentar", afirma.