IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com mais de 12 recursos, STJ critica corrupção na Petrobras

25/11/2014 20h19

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já recebeu mais de uma dúzia de pedidos de habeas corpus de presos na operação Lava-Jato da Polícia Federal. Nesta terça-feira, a 5ª Turma do STJ negou o pedido de liberdade feito por João Procópio Junqueira Pacheco de Almeida Prado, suspeito de gerenciar contas do doleiro Alberto Youssef no exterior.

Durante o julgamento, ministros do STJ fizeram duras críticas ao esquema de corrupção na Petrobras. "O que é isso? Em que país vivemos? Os bandidos perderam a noção das coisas. Como podem se apropriar desse montante?", questionou o desembargador convocado Walter de Almeida Guilherme, dizendo-se surpreso com acordos de personagens secundários no esquema para devolver quantias elevadas de dinheiro.

"Acho que nenhum outro país viveu tamanha roubalheira. Pelo valor das devoluções, algo gravíssimo aconteceu", disse o ministro Felix Fischer, ex-presidente do STJ. O desembargador Newton Trisotto, relator de diversos habeas corpus relativos à Lava-Jato, apontou que a corrupção no Brasil atingiu níveis alarmantes. "Poucos momentos na história brasileira exigiram tanta coragem do juiz como esse que vivemos nos últimos anos. Coragem para punir os políticos e os economicamente fortes, coragem para absolvê-los quando não houver nos autos elementos para sustentar um decreto condenatório."