IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vazão de Sobradinho e Xingó para rio São Franciso continuará reduzida

27/11/2014 10h14

A liberação de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, entre Alagoas e Sergipe, para o rio São Francisco continuará reduzida por mais um mês além do previsto até então.

Em resolução publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (27), a Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 31 de dezembro o período durante o qual a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco pode manter a descarga mínima defluente instantânea em 1.100 metros cúbicos por segundo (m³/s).

Essa é a décima-primeira prorrogação da medida, adotada originalmente em abril de 2013, em decorrência da escassez de chuvas na região, a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Sem isso, a vazão defluente dos reservatórios teria que voltar a ser de pelo menos 1.300 m³/s já no início de dezembro.

A ANA informa, no texto da resolução publicada hoje, que levou em consideração "a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó, para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento dos usos múltiplos da bacia do rio São Francisco".