SABMiller e Coca-Cola vão criar engarrafadora única na África
A cervejaria SABMiller e a Coca-Cola Sabco, engarrafadora africana da fabricante de bebidas dos Estados Unidos, acertaram nesta quinta-feira a combinação de seus negócios de bebidas não alcoólicas no sul e leste da África. A nova empresa vai se chamar Coca-Cola Beverages e responderá, segundo o comunicado, por 40% de todo o mercado do continente.
A Gutsche Family Investments (GFI), fundo que é majoritário na Sabco, vai terminar a operação como segundo maior acionista da companhia, com 31,7% de participação. A britânica SABMiller, por outro lado, terá o controle do grupo, com 57%. A americana Coca-Cola fica com o restante, 11,3%.
A união forma uma empresa com mais de 30 linhas de engarrafamento e 14 mil funcionários. A receita líquida anual após a combinação é projetada em US$ 2,94 bilhões e o lucro antes de impostos, em US$ 474 milhões. A nova engarrafadora será responsável por 41,4 milhões de hectolitros ? medida que significa cem litros.
Apesar de não permanecer como principal acionista, a GFI terá a presidência do conselho de administração. Além disso, a Coca-Cola ficará com a marca de refrigerantes Appletiser da SABMiller, mediante o pagamento de US$ 260 milhões adicionais. O acordo valerá tanto para a África como para a América Latina.
"Bebidas não alcoólicas são uma parte importante de nossa estratégia de crescimento e a transação aumenta nossa exposição ao mercado africano", explicou, em nota, Alan Clark, presidente da cervejaria britânica. "Acreditamos que a África oferece perspectivas de tremendo crescimento", avaliou Muhtar Kent, presidente da Coca-Cola.
A Gutsche Family Investments (GFI), fundo que é majoritário na Sabco, vai terminar a operação como segundo maior acionista da companhia, com 31,7% de participação. A britânica SABMiller, por outro lado, terá o controle do grupo, com 57%. A americana Coca-Cola fica com o restante, 11,3%.
A união forma uma empresa com mais de 30 linhas de engarrafamento e 14 mil funcionários. A receita líquida anual após a combinação é projetada em US$ 2,94 bilhões e o lucro antes de impostos, em US$ 474 milhões. A nova engarrafadora será responsável por 41,4 milhões de hectolitros ? medida que significa cem litros.
Apesar de não permanecer como principal acionista, a GFI terá a presidência do conselho de administração. Além disso, a Coca-Cola ficará com a marca de refrigerantes Appletiser da SABMiller, mediante o pagamento de US$ 260 milhões adicionais. O acordo valerá tanto para a África como para a América Latina.
"Bebidas não alcoólicas são uma parte importante de nossa estratégia de crescimento e a transação aumenta nossa exposição ao mercado africano", explicou, em nota, Alan Clark, presidente da cervejaria britânica. "Acreditamos que a África oferece perspectivas de tremendo crescimento", avaliou Muhtar Kent, presidente da Coca-Cola.
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