IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Futuro ministro do Desenvolvimento aposta em acordo entre Mercosul a Europa

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

01/12/2014 16h49Atualizada em 01/12/2014 18h40

Anunciado como novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o senador Armando Monteiro (PTB-CE) disse nesta segunda-feira (1º) que é possível concluir um acordo do Mercosul com a União Europeia de forma "satisfatória" nos próximos meses.

Monteiro vai substituir Mauro Borges, "que permanecerá no ministério até que seja concluída a transição e a formação da nova equipe", informou, em nota, o Palácio do Planalto.

"Estamos avançando no sentido de remover alguns obstáculos", afirmou o ministro indicado ao comentar sobre as perspectivas de acordos comerciais do Brasil com outros países e blocos econômicos.

Entre os temas "sensíveis" com a União Europeia, como ele classificou, estão "ofertas de bens industriais e também do setor primário, bens agrícolas".

Monteiro também defendeu um acordo entre o Mercosul e os países da Aliança do Pacífico --bloco que inclui, por exemplo, o Chile e a Colômbia.

"Temos oportunidade para avançar nessa área" de acordos comerciais, frisou o ministro indicado, que vai despachar junto com Borges na própria sede do Ministério e não no Palácio do Planalto como demais integrantes da transição do governo.

Ele ainda reconheceu que o Mercosul é "algo que representa uma construção feita ao longo do tempo", mas "há sempre necessidade de ajustes". Na avaliação de Monteiro, existem assimetrias entre os países que fazem parte do bloco.