IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vendas de veículos recuam 2,7% ao ano em novembro, diz Fenabrave

01/12/2014 19h54

Levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de veículos, mostra que as vendas do setor no mês passado caíram 2,7% na comparação com novembro de 2013 e 4% em relação a outubro. No total, 294,6 mil veículos foram licenciados em novembro, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

A queda em relação a outubro, porém, se deve ao calendário comercialmente mais curto do mês passado, que teve três dias úteis a menos de venda. O aquecimento do mercado revela-se no avanço da média de licenciamentos por dia útil, que elimina esse efeito: foram 14,7 mil veículos por dia em novembro, contra 13,3 mil de outubro.

Colocando na conta apenas os automóveis de passeio e utilitários leves, as concessionárias venderam 1,3 mil carros por dia a mais do que outubro. A média diária de novembro, de 14 mil carros, foi a mais alta em sete meses. Isso permitiu ao setor reduzir para 8,4% a queda das vendas no acumulado do ano, que estava em 8,9% no fechamento de outubro.

Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, novembro fechou com 279,8 mil unidades vendidas, queda de 2,9% na comparação anual. Em relação a outubro, o recuo foi de 4%.

Mais uma vez, a Fiat liderou o ranking das marcas mais vendidas no mês passado, respondendo por 19,6% do total de carros consumidos no país. Na sequência, a General Motors (GM) ficou por mais um mês à frente da Volkswagen na briga pela segunda colocação. Enquanto a marca americana teve 18,3% das vendas de novembro, a Volks ficou com 15,7%.

Tal desempenho permitiu à GM também superar a concorrente alemã no ranking das vendas no acumulado do ano. Agora, a GM tem 17,5% do mercado e a Volks, 17,3%.

O levantamento da Fenabrave mostra ainda que o segmento de caminhões, com 12,2 mil unidades licenciadas (mesmo nível de outubro), voltou a crescer na comparação anual, marcando em novembro alta de 5% em relação ao volume de um ano atrás.

Já os licenciamentos de ônibus, que somaram 2,7 mil unidades no mês passado, cederam 15,6% na comparação anual e 18,9% em relação a outubro.

Motos

As vendas de motos caíram 8,4% no mês passado, em relação ao mesmo período de 2013, segundo a Fenabrave. Na comparação com outubro, os emplacamentos de motocicletas cederam 7%. No total, 112 mil motocicletas foram licenciadas em novembro.

A Honda, líder com folga desse mercado, respondeu por 80,4% das motos vendidas em novembro, à frente da Yamaha, que ficou com 12,5% do total.

No acumulado do ano, o mercado de motocicletas mostra queda de 5,3%, com 1,3 milhão de unidades licenciadas desde janeiro.