IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fitch rebaixa rating da Venezuela de "B" para "CCC"

18/12/2014 15h20

A Fitch Ratings anunciou nesta quinta-feira ter rebaixado, de "B" para "CCC", a classificação de risco de crédito da dívida de longo prazo em moeda estrangeira e em moeda local da Venezuela. A classificação da dívida de curto prazo em moeda estrangeira foi rebaixada de "B" para "C".

De acordo com a Fitch, o rebaixamento da Venezuela reflete uma combinação de fatores, entre os quais a queda dos preços do petróleo no quarto trimestre, que ampliou a pressão sobre o balanço de pagamentos em um contexto de reduzida flexibilidade externa e de crescente instabilidade macroeconômica doméstica.

Segundo a agência de classificação de risco, em 2014 a expectativa é de que o petróleo tenha correspondido a 92% das receitas externas do país e por 50% das receitas do governo central.

"A capacidade de a Venezuela responder a choques externos é restringida pelo reduzido nível das reservas internacionais, de US$ 21,4 bilhões, em nível equivalente a cerca de metade do que o país mantinha no fim de 2008", observa a Fitch.

"As fontes de acesso a financiamento em moeda estrangeira são limitadas para a Venezuela, com emissões soberanas sem acesso direto aos mercados internacionais de dívida", acrescenta a agência de classificação de risco.

A Fitch observa também que "não há expectativa de financiamentos multilaterais significativos em 2015 e 2016" e que a China permanece como a principal fonte de financiamento ao país, sem indicação de que o gigante asiático pretenda ampliar sua exposição à Venezuela.