IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar segue exterior e opera em firme alta ante real

12/01/2015 11h46

O dólar opera em firme alta ante o real nesta segunda-feira, acompanhando a recuperação da moeda americana em todo o mundo, num movimento de ajuste na semana seguinte à divulgação de dados nos EUA que endossaram expectativas de que a alta de juros por lá será gradual.

Às 11h42, o dólar comercial subia 1,07%, para R$ 2,6658. O dólar para fevereiro avançava 0,96%, a R$ 2,6725. No exterior, o dólar se valorizava 0,75% contra a moeda da Austrália, 1,05% em relação ao dólar da Nova Zelândia, 0,51% frente ao peso mexicano, 0,13% ante a lira turca e 0,38% na comparação com o rand sul-africano.

Num dia de agenda sem indicadores de peso nos Estados Unidos, investidores voltam as atenções para declarações do presidente do Fed de Atlanta, Dennis Lockhart, que neste ano terá direito a voto no colegiado do BC americano que decide a política monetária. Lockhart vai falar em Atlanta às 15h40 sobre perspectivas para a economia americana.

O profissional da área de câmbio de uma gestora chama atenção para a forte queda da taxa do casado (diferença em pontos entre os dólares futuro e à vista) e das taxas do cupom cambial ? juro em dólar. Segundo ele, as oscilações nesses indicadores numa semana em que o real se valorizou 2,05% em relação ao dólar, sugerem que pode ter havido um firme ingresso de recursos ao país.

"Depois da forte saída de dezembro, os dados sinalizam que os primeiros dias do ano foram de fluxo bem positivo na conta financeira. A questão é saber se isso vai durar ou não", afirma o profissional. "Ainda não vimos uma janela de captação mais clara. O ambiente lá fora inspira mais cautela, mas como não temos tido uma temporada boa de captações há um tempo talvez as empresas precisem se financiar e ir ao mercado de qualquer forma."

O cupom cambial é considerado uma medida de liquidez ou de expectativas de liquidez e oscilações mais bruscas nele costumam estar associadas a movimentos expressivos na dinâmica de fluxos de recursos.