IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança do comércio de S.Paulo caiu 1,5% em dezembro, diz Fecomercio

13/01/2015 09h39

Após duas altas mensais, Índice de Confiança do Empresário do Comércio no município de São Paulo (Icec) caiu 1,5% na passagem de novembro para dezembro de 2014, ao atingir 102 pontos. Já na comparação com dezembro do ano anterior, houve recuo maior, de 14,4%. O dado, que varia de zero a 200 pontos, foi divulgado nesta terça-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

"O indicador voltou a apresentar queda na passagem de novembro para dezembro, confirmando o mau humor dos empresários visto ao longo do ano diante de um cenário de vendas fragilizado pela desaceleração do consumo, crédito mais caro e inflação elevada, enfim, sinalizando o desalento típico de uma conjuntura de baixo crescimento", afirma a entidade em nota.

Os três quesitos que compõem o Icec diminuíram na comparação mensal. A maior queda ocorreu no Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que encolheu 2,1% no período, para 140,2 pontos. Já o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) e o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) recuaram 1%, indo a 67,9 pontos e 97,9 pontos, respectivamente.

No campo das expectativas, o principal fator responsável pela retração foi a percepção do empresário do comércio em relação à economia, cujo indicador ficou 3,1% no menor, ao passar de 129,2 pontos para 125,1 pontos. Já o índice que mede as perspectivas do comércio em relação ao próprio setor diminuiu 2,1%, para 141,2 pontos. Por fim, o índice de expectativas em relação à própria empresa também piorou, com contração de 1,3%, indo a 154,3 pontos.

O dado de dezembro mostrou propensão menor dos empresários do comércio paulistano em investir. Dentro do indicador de investimentos, a maior retração partiu do índice que mede o nível de novos investimentos, que passou de 90,5 pontos em novembro para 88,8 pontos no último mês do ano. Também não há grande demanda por mão de obra, já que o índice que avalia a intenção de novas contratações caiu 1,6%, a 121,7 pontos.

Ainda dentro do índice de investimentos, os empresários perceberam um leve aumento dos estoques entre novembro e dezembro, já que o indicador referente a inventários subiu 0,3% no período, para 83 pontos. Para 44,6% dos comerciantes, a situação dos estoques no mês era inadequada.

Por fim, o índice referente à situação atual do comércio segue como o mais baixo entre os componentes do Icec. No último mês, apenas o indicador que mede as condições atuais da economia teve resultado positivo, ao avançar 0,4% ante novembro, para 50,8 pontos.

Em sentido contrário, o índice de condições atuais do próprio setor recuou de 67,2 pontos para 65,4 pontos no período, retração de 2,8%, enquanto o índice de condições atuais da própria empresa diminuiu 0,6% na passagem mensal, para 87,6 pontos.