IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Faturamento da indústria cai 4,9% em novembro ante outubro, diz CNI

16/01/2015 11h39

Depois de quatro meses de alta, o faturamento da indústria brasileira caiu 4,9% em novembro, na comparação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal. Na comparação com novembro de 2013, houve queda de 4,8%. Já o emprego teve queda de 0,1%, frente ao mês anterior e de 3% na comparação anual. Os dados são da pesquisa "Indicadores Industriais" divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"Como reflexo da fraca atividade, a indústria manteve a trajetória de corte de trabalhadores. O indicador de emprego caiu pelo nono mês seguido, o que torna quase certa a retração no número de trabalhadores industriais em 2014", afirma a CNI, em nota.

Os indicadores de utilização da capacidade instalada e horas trabalhadas ficaram praticamente estáveis no mês, mas caíram na comparação anual, o que mostra que o setor ainda enfrenta dificuldades.

As horas trabalhadas variaram 0,1% ante outubro, mas caíram 6,6% em relação a novembro do ano passado. Já a utilização da capacidade instalada subiu 0,1 ponto percentual em novembro, para 80,9%. Em novembro de 2013, o percentual era de 82%.

A massa salarial real avançou 0,2% entre novembro e outubro, depois de dois meses seguidos de baixa. Em relação a novembro do ano anterior, porém, há queda de 1,2%. O rendimento médio real caiu 0,1% na comparação mensal, mas subiu 1,9% na comparação anual.