IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Membros do Hizbullah morrem em ataque de Israel na Síria

18/01/2015 17h19

Ao menos seis membros da organização terrorista Hizbullah morreram neste domingo (18) em bombardeio de Israel contra as Colinas de Golã, território sírio ocupado em parte pelos israelenses. Entre os mortos estaria o comandante Mohamed Issa y Jihad, filho de Imad Moughniyeh, outro comandante assassinado em 2008. O exército israelense se recusou a comentar o ocorrido.

A própria organização havia anunciado em um comunicado difundido em seu canal de TV, al-Manar, que vários de seus membros morreram em uma incursão aérea. O exército israelense se recusou a comentar o ocorrido.

Segundo a facção, no curso de uma visita de inspeção na localidade de Mazraat Al Amal, na província síria de Quneitra, um grupo de combatentes do Hizbullah foi atacado por helicópteros de Israel.

O ataque israelense vem após o chefe da facção, Hasan Nasralah, anunciar na quinta-feira (15) que possui desde 2006 mísseis iranianos Fateh-110 capazes de cobrir todo o Estado de Israel.

Nasrallah afirmou que considerava os frequentes ataques israelenses na Síria como a principal agressão, e que a Síria e seus aliados tinham o direito de responder. O Hezbollah tem lutado com as forças do presidente Bashar al-Assad na guerra civil de cerca de quatro anos.

Israel ocupa desde 1967 cerca de 2.000 quilômetros quadrados da parte síria das Colinas de Golã, ainda que a anexação nunca tenha sido reconhecida pela comunidade internacional. Oficialmente, os dois países seguem em guerra.