IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Falha exigiu corte de 5% da carga para evitar colapso, diz Aneel

20/01/2015 15h04

O diretor-geral, em exercício, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Reive Barros, afirmou nesta terça-feira que a falha técnica que causou ontem a interrupção no fornecimento de energia nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, exigiu um corte de 5% da carga para evitar um colapso maior no Sistema Interligado Nacional (SIN).

"Fizeram a redução de carga preventivamente, preocupados com o consumo na faixa de 85 megawatts, um recorde de consumo, e isso poderia ensejar um colapso maior", afirmou Barros após reunião da diretoria. Ele assumiu o posto de diretor-geral até o retorno do titular do cargo, Romeu Rufino, que está em férias.

O diretor da Aneel explicou que o sistema de proteção é programado para "tirar" cargas, em alguma proporção, ao detectar erros na frequência de transmissão. Segundo ele, antes do sistema emitir o comando de redução de carga, "houve uma operação do ONS[Operadora Nacional do Sistema Elétrico] no sentido de preventivamente retirar algumas cargas para equilibrar produção e consumo".