IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa sobe com exterior e medidas fiscais anunciadas por Levy

20/01/2015 11h00

O Ibovespa abre em alta nesta terça-feira, em linha com os mercados internacionais e com impulso das medidas fiscais anunciadas na segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O índice subia 1,49% às 10h55, cotado em 48.469 pontos. Na segunda, o Ibovespa afundou 2,57%, pressionado por ações de energia elétrica, que despencaram com a notícia de que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) exigiu corte de energia.

Nesta terça, a maioria das elétricas se recupera e ajuda na alta do Ibovespa. Sobem Energias do Brasil ON (2,34%), Cemig PN (1,72%) e CPFL Energia ON (1,48%). Mas Eletrobras PNB lidera as perdas do Ibovespa, com queda de 1,07%. Ontem, as ações desmancharam, com temores de racionamento ou da repetição de cortes de fornecimento para alívio de carga em momentos de pico de consumo, em meio à seca que afeta regiões do país.

O destaque de alta é Petrobras. A ação ON lidera o Ibovespa, com +5,29%, e a PN sobe 4,57%. Segundo um operador, corretoras locais que não são vistas fazendo muitos negócios com essas ações estão na ponta compradora hoje. A empresa anunciou na segunda-feira que vai repassar o aumento dos tributos sobre combustível para o preço dos produtos, sem prejudicar suas margens.

O setor de mineração e siderurgia também tem forte valorização. Sobem CSN (3,13%), Gerdau PN (3,01%) e Gerdau Metalúrgica (1,93%). O segmento ganha com dois fatores. O primeiro deles é o Produto Interno Bruto (PIB) da China no quarto trimestre de 2014, que cresceu 7,3% na comparação com igual período do ano anterior, levemente acima da previsão de 7,2% dos analistas.

Além disso, o Goldman Sachs comenta em nota que o aumento anunciado pelo governo na alíquota do PIS/Cofins para importados pode derrubar o prêmio pelo qual o aço doméstico é vendido, em relação ao estrangeiro, para 9,5%. No entanto, o banco alerta: se o reajuste de preços anunciado recentemente pelas fabricantes vingar, essa taxa pode subir para 14,5%.

Após o fechamento do Ibovespa, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou quatro medidas de aumento de imposto, parte do ajuste pretendido pelo governo para reequilibrar as contas públicas. As iniciativas, segundo Levy , vão gerar receita adicional de R$ 20,63 bilhões. Além do aumento no PIS/Cofins, foram elevados o IOF para crédito à pessoa física, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis e acontece a equiparação do setor atacadista e o industrial no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre cosméticos.

No caso da indústria de cosméticos, o efeito é negativo, diz também o Goldman Sachs. Natura cai 0,86%. Segundo o banco, a mudança tributária anunciada pode reduzir em 5% a estimativa para o lucro líquido da Natura em 2015. A medida define que será cobrado o imposto sobre produtos industrializados (IPI) do setor atacadista da área de cosméticos, assim como já acontece no setor industrial. Hypermarcas também cai 0,46%.