IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Toyota projeta queda de 1% nas vendas do próximo ano fiscal

21/01/2015 08h49

A montadora japonesa Toyota espera que suas vendas caiam 1% durante o próximo ano fiscal ? que vai se iniciar em março ? e somem 10,1 milhões de veículos no total, informou nesta quarta-feira a companhia. No exercício atual, a expectativa é que o volume totalize 10,2 milhões de unidades, 3% a mais do que no ano anterior.

A empresa acredita que a demanda por seus automóveis continuará forte ao redor do mundo, mas prevê pior desempenho dentro de seu mercado natal. A expectativa é que as vendas cresçam 2% internacionalmente, para 8,1 milhões de carros, mas recuem 9% no Japão, chegando a 2,1 milhões de veículos.

O resultado do ano fiscal de 2014 deve vir forte principalmente porque, além de se beneficiar do ie ne desvalorizado frente a outras moedas globais, a Toyota também conseguiu aumentar suas vendas na operação japonesa. O volume comercializado domesticamente é aguardado em alta de 1% e o internacional, de 3%.

Além disso, o comunicado da montadora mostra que a projeção é corte no ritmo de fabricação de veículos. A empresa quer reduzir a produção ao redor do mundo em 1%, para 10,2 milhões de automóveis no ano fiscal. Mas a contenção seria feita apenas no Japão, onde é esperada queda de 6% ? no restante do mundo, a expectativa é aumento em 3%.