IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aneel aprova compra de duas transmissoras pela State Grid

23/01/2015 15h15

A subsidiária brasileira da chinesa State Grid obteve anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para assumir o controle acionário de duas empresas de transmissão, segundo despachos publicados no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira.

A State Grid Brazil Holding passa a deter 100% do capital da Linhas de Transmissão Montes Claros e da Atlântico Concessionária de Transmissão de Energia do Brasil.

A primeira das duas empresas adquiridas detém a concessão que foi objeto do lote B do leilão 5/2009 , para construção e exploração de linhas de transmissão em Minas Gerais, feito há seis anos pela Aneel. O controle foi adquirido da Litran do Brasil Participações que, por sua vez, pertence à espanhola Cobra Instalaciones y Servicios.

A Atlântico foi comprada da Construção e Manutenção Eletromecânica e da Tecneira Aracaú Geração, empresas de controle português. A concessionária é detentora dos direitos resultantes do lote D do leilão 01/2010 da Aneel, referente à construção e exploração de sistema de transmissão no Estado do Pará.