IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Climatempo: Chuva aumenta, mas não o bastante para encher reservatório

23/01/2015 15h15

O volume de chuvas previsto para a região Sudeste deve melhorar na próxima semana, mas ainda num patamar bastante ruim, afirma Alexandre Nascimento, meteorologista do Climatempo. "Até o dia 27, os modelos indicam que vamos continuar com chuvas em forma de pancadas. Mas não é uma chuva que reverte reservatórios", ressalta.

Segundo ele, um sistema de alta pressão que impedia que as chuvas saíssem do Sul para o restante do Brasil se enfraqueceu, mas mesmo assim a expectativa não é de volumes excepcionais de precipitação. "Tivemos até uma entrada de frente fria no Sudeste, o que não ocorria desde antes do Natal. Mas, no máximo, a situação dos reservatórios vai passar de péssima para muito ruim", explica.

Na visão de Nascimento, o cenário de chuvas para os próximos meses torna bastante provável a necessidade de decretação de um racionamento após o fim da estação chuvosa, que se encerra em abril. O Operador Nacional do Sistema (ONS) já sinalizou que se os reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste chegarem ao fim do período com menos de 30% da capacidade, um corte compulsório da demanda poderia ser necessário. Hoje, as represas da região ? a mais representativa do país ? estão na casa dos 17%.

"A tendência para os próximos três meses é de chuva de apenas 60% a 70% da média e, nesses meses seguintes, a média, em relação a janeiro, já é bem mais baixa. Se esse cenário se confirmar, o Sudeste vai ficar longe dos 30% de reservatórios", afirma.