IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Defesa Civil investiga origem de vazamento de gás em Cubatão

23/01/2015 15h15

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania estão acompanhando a Cetesb e o Corpo de Bombeiros para apurar a origem de um vazamento de gás, por volta das 10 horas de hoje, na região industrial que fica mais próxima ao centro da cidade. "O ponto exato onde ocorreu o acidente ainda não é certo", diz a nota à imprensa.

"Até as 12 horas, 60 pessoas deram entrada no Pronto Socorro Central queixando-se de irritação nos olhos, garganta, ânsia de vômito e dores pelo corpo, o que obrigou a direção da unidade a pedir reforço no número de médicos", informa a Prefeitura de Cubatão.

A Cetesb, por meio da sua Agência Ambiental de Cubatão, identificou, como sendo um "possível vazamento de Dióxido de Enxofre -SO2", a causa do forte odor, que trouxe incômodos à população local.

No momento, diz a Cetesb, técnicos realizam vistorias em algumas indústrias do polo petroquímico, com a finalidade de determinar a fonte que casou a poluição atmosférica, identificada também pelas estações de monitoramento do ar instaladas no município.

Segundo a nota à imprensa, o dióxido de enxofre é utilizado principalmente na produção de ácido sulfúrico, que possui numerosas aplicações como produto químico. "É um gás denso, incolor, não inflamável, mas que ao ser inalado pode provocar forte irritação em olhos, nariz e garganta."

As emanações de gás chegaram à Avenida Nove de Abril, a principal de Cubatão. Entre as pessoas que procuraram no Pronto Socorro estão funcionários de lojas locais. Trabalhadores da área da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), da Petrobras, também estão entre as vítimas. Além da RPBC, outras empresas do polo petroquímico tiveram de ser evacuadas.