IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Expectativa de inflação percebida por consumidor desacelera em janeiro

23/01/2015 11h40

A expectativa de inflação percebida pelos consumidores para os 12 meses seguintes registrou um pequeno alívio no início deste ano ao passar de 7,4% em dezembro para 7,2% em janeiro. Os números foram divulgados pela FGV e, apesar da queda, este é o 13º mês seguido em que o índice varia dentro do intervalo de 7,2% a 7,5%.

"O índice parece indicar que, apesar do aumento de diversos preços neste início de ano (principalme nte administrados), as famílias estão acreditando em um maior compromisso com controle dos preços e consequentemente, ajustando suas expectativas com relação à inflação", destacou, em nota, o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV. Ele ressalta que a análise é preliminar, mas, no entanto, sinaliza que o indicador deve ser acompanhado "com mais atenção".

De acordo com a FGV, taxas entre 6,5% e 7,0% continuam sendo as mais citadas e foram mencionadas por 24,9% dos entrevistados em janeiro. O indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores faz parte da Sondagem do Consumidor da FGV. Mensalmente, cerca de 3/4 dos mais de 2.100 entrevistados para a sondagem também responde aos quesitos relacionados à inflação.