McDonald's tem queda de 21% no lucro líquido do 4º trimestre
A rede de lanchonetes McDonald's reportou queda de 21% no lucro líquido do quarto trimestre, em relação a igual período de 2013, para US$ 1,09 bilhão. O lucro por ação foi de US$ 1,30, baixa de 19%.
A receita recuou 7% no período, ante um ano antes, somando US$ 5,72 bilhões. O lucro operacional encolheu 20%, atingindo US$ 1,75 bilhão, com impacto de menor tráfego nos Estados Unidos e problemas de suprimento na região que compreende Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África.
As vendas globais comparáveis caíram 0,9% no trimestre, refletindo tráfego de cliente negativo em todos os principais segmentos. Nos Estados Unidos, as vendas comparáveis caíram 1,7% e o lucro operacional, 15%, segundo a companhia, devido ao aumento de competição e custos com a mudança de posicionamento da empresa, na tentativa de recuperar vendas, em meio a sua perda de popularidade.
Na Ásia, as vendas comparáveis caíram 4,8% e o lucro operacional caiu 44%, devido aos problemas com fornecedores com impacto na China, Japão e outros mercado. O lucro líquido caiu 15% no ano de 2014 como um todo, para US$ 4,75 bilhões. As receitas recuaram 2%, enquanto o lucro operacional caiu 8% no ano passado.
Em 2014, o McDonald's anunciou um plano de três anos, até 2016, para oferecer retornos de US$ 18 bilhões a US$ 20 bilhões aos acionistas, por meio de uma série de medidas. "Em 2015, vamos exercitar disciplina financeira ad icional - começando com um plano de investimento de US$ 2 bilhões - o mais baixo orçamento em mais de cinco anos", destacou o presidente-executivo, Pete Bensen, em nota.
O executivo espera que as vendas comparáveis em janeiro continuem negativas e os resultados permaneçam pressionados, particularmente no primeiro semestre de 2015.
A receita recuou 7% no período, ante um ano antes, somando US$ 5,72 bilhões. O lucro operacional encolheu 20%, atingindo US$ 1,75 bilhão, com impacto de menor tráfego nos Estados Unidos e problemas de suprimento na região que compreende Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África.
As vendas globais comparáveis caíram 0,9% no trimestre, refletindo tráfego de cliente negativo em todos os principais segmentos. Nos Estados Unidos, as vendas comparáveis caíram 1,7% e o lucro operacional, 15%, segundo a companhia, devido ao aumento de competição e custos com a mudança de posicionamento da empresa, na tentativa de recuperar vendas, em meio a sua perda de popularidade.
Na Ásia, as vendas comparáveis caíram 4,8% e o lucro operacional caiu 44%, devido aos problemas com fornecedores com impacto na China, Japão e outros mercado. O lucro líquido caiu 15% no ano de 2014 como um todo, para US$ 4,75 bilhões. As receitas recuaram 2%, enquanto o lucro operacional caiu 8% no ano passado.
Em 2014, o McDonald's anunciou um plano de três anos, até 2016, para oferecer retornos de US$ 18 bilhões a US$ 20 bilhões aos acionistas, por meio de uma série de medidas. "Em 2015, vamos exercitar disciplina financeira ad icional - começando com um plano de investimento de US$ 2 bilhões - o mais baixo orçamento em mais de cinco anos", destacou o presidente-executivo, Pete Bensen, em nota.
O executivo espera que as vendas comparáveis em janeiro continuem negativas e os resultados permaneçam pressionados, particularmente no primeiro semestre de 2015.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.