IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

RJ diz que acordo para SP retirar água do Paraíba está '99,9% fechado'

23/01/2015 17h24

O acordo para desviar o curso do rio Paraíba do Sul e levar água para o Sistema Cantareira, em São Paulo, "está 99,9% fechado", afirmou nesta sexta-feira o secretário estadual do Ambiente do Rio, André Correa (PSD-RJ).

Na semana passada, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou o início das obras de interligação das duas bacias hídricas - a construção do desvio deve durar 18 meses. A proposta de retirar água do Paraíba do Sul teve resistência do governo do Rio no início.

Segundo Correa, no entanto, a operação só será iniciada quando for definida uma "reserva de segurança" para garantir o consumo fluminense. O rio Paraíba do Sul nasce em São Paulo, atravessa o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Uma comissão com representantes dos três Estados comanda as discussões sobre a crise hídrica.

"O ano de 2015 vai ser permanentemente uma gestão da água. A gente esperava que este ano seria melhor, mas 2015 está ainda pior", disse o secretário do Ambiente.

Após o principal reservatório do Estado do Rio secar, André Correa defendeu hoje multar consumidores que ultrapassarem o teto e bônus para clientes que economizarem água. A proposta, porém, já foi rejeitada antes pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), que descarta racionamento e sobretaxa.