IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa cai com efeito da Grécia sobre emergentes e perda de Vale

26/01/2015 11h55

O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira, após perder 1,35% na sexta-feira. O índice recuava 1,32% às 11h50, para 48.129 pontos, pressionado por Oi PN (-4,14%, maior queda do indicador), Bradespar (-4%), Marfrig ON (-3,96%), CCR ON (-3,69%), além de Vale PNA (-3,44%) e Vale ON (-3,16%).

A agência de risco Standard and Poor's rebaixou o rating da Vale de "A-" para "BBB+" na última sexta-feira. O corte reflete a expectativa de que o perfil de risco financeiro da mineradora enfraquecerá nos próximos dois anos. Também reflete as novas projeções da S&P para o preço do minério de ferro, que foram reduzidas. Além disso, segundo relatório do BTG pactual, o preço do minério de ferro caiu 3,9% nesta segunda, para US$ 63,40, no fechamento do mercado de Cingapura.

Segundo o estrategista do BB Investimentos, Hamilton Moreira Alves, a eleição na Grécia traz pressão para mercados emergentes em geral, o que afeta o Brasil. O partido oposicionista Syriza venceu eleições na Grécia no domingo, e ficou com 149 das 300 cadeiras do Parlamento do país. Com isso, segundo projeções, ficou a duas vagas de garantir a maioria absoluta.

O Syriza deseja renegociar as medidas de austeridade, tomadas em contrapartida pela ajuda internacional. Caso haja um impasse com a União Europeia, a Grécia poderia perder sua ajuda internacional ou até deixar a zona do euro.

Problemas na Ucrânia, diz Alves, também adicionam estresse aos emergentes. No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou a intenção de aumentar a pressão sobre a Rússia após a morte de 30 civis durante bombardeios atribuídos aos rebeldes separatistas contra o porto estratégico de Mariupol, na Ucrânia.

Alves, do BB, alerta para o fato de o volume negociado na Bovespa estar fraco (R$ 648 milhões até as 11h40) e diz que os investidores também colocam o pé no freio à espera de uma semana com indicadores importantes nos Estados Unidos. Após o banco central Europeu (BCE) aprovar um afrouxamento monetário que surpreendeu os mercados, os investidores aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve, na quarta-feira. Além disso, os EUA divulgam a segunda leitura de seu PIB do quarto trimestre, na sexta-feira.