IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de óleo da portuguesa Galp Energia cresce 52% no trimestre

26/01/2015 15h20

A portuguesa Galp Energia produziu 33,4 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia durante o quarto trimestre, levando em conta apenas a parcela que controla dos campos, segundo prévia operacional divulgada nesta segunda-feira. A alta, frente ao mesmo período do ano anterior, foi de 52,5%.

A produção total nos empreendimentos, também incluindo a participação de sócias, foi de 36,3 mil boe diários, acrescentou a companhia, ou 43,4% maior sobre as mesmas bases de comparação.

Apesar da forte elevação no volume produzido, houve no período desvalorização dos preços do petróleo. A queda do barril do Brent foi de 29,9%, acompanhada de recuos também nos preços do gás natural em vários mercados, lembrou a portuguesa.

Além disso, a empresa informou ter refinado 24,3 milhões de barris no período, aumento de 13,8%, mas reduziu a venda de seus derivados a clientes diretos em 5,6%, para 2,4 milhões de toneladas. As exportações, por outro lado, avançaram 17,4%, para 1,3 milhão de toneladas.

A prévia aponta também redução de 2,9% no volume de gás natural comercializado, para 1,89 milhões de metros cúbicos. Além disso, a Galp disse ter vendido 375 gigawatts-hora (GWh) entre outubro e dezembro, queda de 22,8%.

A petrolífera informou ainda que concluiu as etapas de perfuração e avaliação em poços em uma extensão de Carcará e em Apollonia, no pré-sal da Bacia de Santos, e que a exploração em outra parcela de Carcará encontra-se dentro do previsto.

No Brasil, a empresa controla a Petrogal em parceria com a chinesa Sinopec, que possui fatia de 30% do negócio.