IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Defesa de vice da Mendes Jr diz que executivo foi "vítima de achaque"

28/01/2015 20h45

A defesa do vice-presidente da Mendes Júnior, Sergio Cunha Mendes, alegou à Justiça Federal que o executivo foi vítima de "achaques" para assegurar contratos da empreiteira com a Petrobras. Seus advogados pedem a absolvição do réu e sustentam que ele teria sido obrigado a repassar recursos ilícitos ao ex-diretor de Abastecimento e delator da Operação Lava-Jato, Paulo Roberto Costa, que teria contado com a ajuda do doleiro Alberto Youssef, também delator do caso.

A manifestação de defesa da Mendes Júnior foi apresentada ao juízo em resposta à acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF).

Na denúncia, a força-tarefa de procuradores da República afirma que o vice-presidente e executivos da Mendes Júnior Trading Engenharia S/A praticaram corrupção ativa entre 2004 e 2014, prometendo "vantagens indevidas ao então diretor de Abastecimento da Petrobras, para determina-lo a praticar, omitir e retardar atos de ofício".

Em depoimento à Polícia Federal (PF) no ano passado, Sergio Mendes reconheceu que a empreiteira fez pagamentos a duas empresas controladas por Youssef, a GFD Investimentos e Empreiteira Rigidez, para dissimular a origem criminosa do dinheiro. O objetivo seria evitar que "a empresa fosse excluída de licitações futuras".

A defesa da Mendes Júnior também menciona como supostas vítimas de extorsões os executivos Erton Medeiros Fonseca, da Galvão Engenharia, e Gerson Almada, da Engevix Engenharia.